Segurança Ocupacional




..::Modelo de PPRA::..




..::Normas Regulamentadoras NR´s)::..




..::Matriz G.U.T para resolver problemas::..

Uma das técnicas mais famosas para tomada de decisão e resolução de problemas.

A técnica é bem simples, apesar de poderosa. Primeiro, você lista todos os problemas (ou riscos) relacionados com o que você irá tratar, seja sua empresa, seu projeto, sua casa. Em seguida, atribui uma nota para cada problema, em 3 aspectos: Gravidade, Urgência e Tendência (daí o nome GUT). A Gravidade é o tamanho do impacto daquele problema, caso ele venha a acontecer. A Urgência é relacionada ao tempo que esse problema deverá levar para acontecer, quanto maior a urgência menor o tempo disponível para resolver esse problema. A Tendência é o potencial do problema, ou seja, "Se eu não resolver esse problema agora, ele vai piorar pouco a pouco ou vai piorar bruscamente?".

Somando-se os valores de cada um desses aspectos (Gravidade, Urgência e Tendência), temos uma prioridade. Os problemas com maior prioridade são os que você deve tratar primeiro, justamente por serem os de maior Gravidade, Urgência e Tendência. Os demais você pode deixar para mais tarde, ou até ignorar, se necessário.

Pronto, agora que você sabe como usar é só baixar este modelo e preencher com seus problemas e suas notas. Inseri também uma coluna para você indicar quais ações irá tomar para evitar ou remediar os problemas. Após preencher todos os dados, clique em Prioridade e escolha a opção "Classificar do Maior para o Menor". Cuidado pra não escrever nada nessa coluna de prioridade, pois ela é calculada automaticamente.



..:: Técnico em segurança do trabalho::..


O profissional Técnico em segurança do trabalho é o responsável pela investigação e levantamento adequado de procedimentos na realização das atividades e tarefas exigidas numa empresa. Tem como principal função zelar pela correta aplicação das normas de segurança, com atenção permanente para o bom funcionamento de métodos corretos de trabalho, assim como analisar as condições de trabalho, planejando e elaborando normas e instruções que reforçam comportamentos seguros e implementam ações corretivas que eliminam ou minimizam os riscos dos locais de trabalho. Para o desempenho de suas atividades adota meios e recursos técnicos - administrativos que auxiliam no desenvolvimento de ações e prevenção de acidente de trabalho, de modo científico e técnico, a fim de sanar as deficiências das condições do ambiente de trabalho.