Perguntas Básicas TST

1) Qual a função do Técnico em Segurança do Trabalho?
R: Tem como função informar aos Empregadores e Empregados sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e a promoção de campanhas e outros eventos de divulgação das NORMAS DE SEGURANÇA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, além do estudo dos dados estatísticos sobre acidentes e doenças relaionadas ao trabalho.

2) Na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) sob que código está inscrito o técnico em segurança do trabalho:

R: 3516-05 a CBO registra que este profissional deve participar da elaboração e implementação de polícicas de segurança do trabalho, entre outras funções.

3) Quando uma empresa possuir empregados regidos pela CLT, em que circunstância deverá possuir em seu quadro um Técnico em Segurança do Trabalho?

R: ?

4) Antes de uma empresa privada iniciar suas atividades comerciais, quais os documentos devem ser solicitados visando cumprir com as NR´s relativas à segurança do Trabalho?

R: Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional do MTB (Ministério do Trabalho), que após inspeção prévia emitirá o Certificado de Aprovação de Instalações "CAI". (NR2 2.1 e 2.2)